Índice de Vulnerabilidade Socioambiental à Acidentes Escorpiônicos: análise a partir do caso do município de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil

Autores

  • Nereide Santos Lisboa UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
  • Vanner Boere UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
  • Frederico Monteiro Neves UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6584

Palavras-chave:

Escorpionismo, Meio ambiente, Saúde, Índice de vulnerabilidade

Resumo

Objetivo: propor e testar um Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA) a acidentes escorpiônicos em Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. 

Método: foi realizada análise multivariada, georreferenciamento e análise espacial, utilizando-se de dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 2010 e do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) para o período de 2010 a 2017. 

Resultado: Corroborando a hipótese, os resultados deste trabalho mostram que quanto mais vulnerável está a população, maior é a frequência de acidentes escorpiônicos. 

Conclusão: Com base nos resultados pode-se afirmar que o IVSA possui grande versatilidade quanto ao seu uso e se constitui como uma ferramenta de fácil utilização e baixo custo para o planejamento das estratégias de políticas públicas mais eficazes.

 

Biografia do Autor

Nereide Santos Lisboa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Pós graduada em Analises Clínicas pela Universidade Católica do Salvador (2011), Saúde Pública pela Universidade Norte do Paraná (2014) e mestranda em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB. Atuando na área de Saúde Pública , responsável pelos agravos relacionados às endemias no setor de Vigilância Epidemiológica do município de Teixeira de Freitas. Experiência laboratorial no Lacen- Nova filosofia em Teixeira de Freitas nos setores de bioquímica,urinálise,parasitologia e microbiologia e com Sistema de Informação de Agravo de Notificação - SINAN no setor de Vigilância Epidemiológica em Teixeira de Freitas.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais