Cuidados à saúde da gestante no âmbito da Atenção Primária

Autores

  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.
  • Gleice Tibauje Vicente Ramirez Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.
  • Nemre Adas Saliba Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.
  • Tânia Adas Saliba Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6713

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Gestantes, Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: Garantir o acesso e o acolhimento de todas as mulheres, durante as diversas fases do ciclo gravídico-puerperal, desenvolvendo atividades de promoção e prevenção à saúde, cura e reabilitação, além de cuidados com o recém-nascido, são atividades requeridas na Atenção Primária à Saúde. Avaliar essas ações é fundamental para melhora da qualidade dos serviços prestados.

Objetivo: Neste trabalho, o objetivo foi verificar quais são os cuidados ofertados à saúde da gestante na Atenção Primária, de acordo com o Protocolo da Atenção Básica da Saúde das Mulheres.

Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo transversal em 15 Unidades de Saúde da Família- USF, em área urbana, de um município do Brasil. Foi utilizado roteiro semiestruturado, em forma de entrevista com os gerentes de 15 USF.

Resultados: Os resultados mostram padronização no fluxograma de gestante e prontuários utilizados em todas as unidades. Em 93,33% das unidades ocorrem o mapeamento dos domicílios com gestantes e visitas domiciliares e em 86,67% acontece o monitoramento das gestantes na área de abrangência das equipes de saúde da família. O tratamento curativo odontológico ocorre em 93,34% das USF e em 73,34% há práticas de educação em saúde bucal durante a gestação.

Conclusão: Conclui-se que há uniformidade dos prontuários e do fluxograma na Atenção Primária à Saúde da gestante, entretanto, constituem ainda um desafio a busca ativa e visitas domiciliares, assim como as práticas educativas e o cuidado odontológico.

Biografia do Autor

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Professora Titular no Departamento de Odontologia Infantil e Social - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Nemre Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Professora Titular no Departamento de Odontologia Infantil e Social - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Tânia Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Professora Associada no Departamento de Odontologia Infantil e Social - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Edição

Seção

Artigos Originais