Função Motora Grossa em Pacientes com Paralisia Cerebral em Processo de Reabilitação com Realidade Virtual

Autores

  • Francisco Camolesi Ide College of Health and Sport Science, Santa Catarina State University
  • Mathias Back Kühlkamp College of Health and Sport Science, Santa Catarina State University
  • Ricardo Almeida Pimenta College of Health and Sport Science, Santa Catarina State University
  • Leonardo Picarro Rezende Institute of Mathematical and Computer Sciences, University of the State of São Paulo
  • Francisco Rosa Neto College of Health and Sport Science, Santa Catarina State University

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6747

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, realidade virtual, reabilitação, função motora grossa

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da correlação entre variáveis de intervenções baseadas na Realidade Virtual (RV) e sua influência (positiva ou negativa) na função motora grossa em pacientes com Paralisia Cerebral (PC).

Métodos: Foi realizada uma busca sistemática nas seguintes bases de dados: PubMed; Web of Science; Scopus; Scielo e Google Scholar (até a página 25). Dezessete estudos preencheram os critérios de inclusão aplicados. Um total de 145 pacientes foi avaliado quanto às variáveis de análise. As ferramentas de Realidade Virtual foram classificadas como específicas ou não específicas. A análise estatística, baseada em testes de análise multivariada e coeficientes de correlação, foi realizada para determinar o comportamento das variáveis.

Resultados: Testes estatísticos sugerem que hardware não específico para programas de reabilitação tem maior impacto positivo. Além disso, foi observada correlação significativa entre o tempo de sessões utilizado nas intervenções e a melhora da função motora, mostrando que sessões entre 45 e 50 minutos tendem a ser mais eficientes.

Conclusões: O tipo de hardware e o tempo das sessões são variáveis significativas a serem consideradas no planejamento de intervenções para crianças e adolescentes com PC.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão