Utilização de Métodos Objetivos na Avaliação da Atividade Física de Trabalhadores Brasileiros: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Roberto dos Santos Amorim Universidade Federal de Viçosa
  • João Carlos Bouzas Marins Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6750

Palavras-chave:

Atividade Física, Medida Objetiva, Trabalhadores, Brasileiros

Resumo

Introdução: Quantificar o nível de atividade física (AF) na população em idade laboral tem sido necessário, pois o sedentarismo compreende um dos fatores de risco mais importante na sociedade atual. Porém, para sua quantificação existem métodos subjetivos quanto objetivos, que por suas características podem produzir resultados discrepantes. 

Objetivo: Verificar o uso de métodos objetivos para avaliação da atividade física (AF) de trabalhadores brasileiros. 

Métodos: Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados Lilacs, Scielo e Pubmed, com artigos originais publicados nos últimos 10 anos sobre trabalhadores brasileiros. Foram encontrados 130 trabalhos empregando métodos tanto subjetivos como objetivos, porém foram incluídos somente estudos que utilizaram métodos objetivos. Após verificação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados quatro artigos. 

Resultados: Os estudos apresentaram faixa etária variada e foram conduzidos em duas diferentes regiões do país (Sudeste e Centro Oeste). Como principais achados dos estudos, verificou-se que o número de passos se associa com os fatores de risco cardiovasculares entre trabalhadores e que a atividade desempenhada tem associação com a carga cardiovascular e a variabilidade da frequência cardíaca. 

Conclusão: Há uma escassez de estudos conduzidos em trabalhadores brasileiros utilizando métodos objetivos, uma vez que a maioria dos estudos utiliza técnicas subjetivas.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão