Percepções de adolescentes sobre influências e consequências do uso de drogas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6751

Palavras-chave:

Drogas Ilícitas, Alcoolismo, Relações Familiares, Amigos, Adolescentes

Resumo

Introdução: O consumo abusivo de drogas por adolescentes configura-se como um problema de saúde pública.

Objetivos: Descrever a percepção de adolescentes do sexo feminino acerca da reação dos pais ao descobrirem sobre o uso de drogas; e a influência da família e amigos nesse consumo.

Materiais e Métodos: Estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa. Constituíram-se como participantes adolescentes do sexo feminino que estavam acolhidas em uma comunidade terapêutica para usuárias de drogas. A coleta de dados se deu em abordagem individual, por meio de uma entrevista em local reservado, seguindo-se um roteiro semiestruturado elaborado pelas autoras, que abordava dados sociodemográficos e questões sobre o uso de substâncias psicoativas. A avaliação dos dados se deu por meio da análise de conteúdo temático-categorial.

Resultados: Foi possível estabelecer quatro categorias temáticas: 1) reação dos pais ao descobrirem o consumo de drogas por suas filhas; 2) delegação do papel familiar ao Estado; 3) influência das amizades e 4) influência do contexto familiar.

Conclusões: Considera-se que os pais se utilizam da agressividade para lidar com a descoberta do uso ou recorrem ao Estado para providências e que as relações sociais influenciaram no uso de substâncias das participantes.

Biografia do Autor

Luciana Macedo Ferreira Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional (UFTM), Mestre em Psicologia (UFTM).

Andrea Ruzzi-Pereira, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – NEPSMAD. Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP, mestre e doutora em Ciências Médicas, Programa Saúde na Comunidade, pela FMRP-USP e Pós-doutoranda em Psicologia, pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, na qual coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD) e o Centro Regional de Referência para capacitação de agentes e de trabalhadores atuantes no campo das políticas sobre drogas - CRR/UFTM. Atua no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; prevenção do uso problemático e intervenções junto a pessoa com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas; e sexualidade humana. Professora colaboradora no Curso de Mestrado em Estudos da Ocupação da UFMG, onde orienta mestrado.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Edição

Seção

Artigos Originais