Funcionamento Psicológico Parental e Controle Glicêmico de Crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1: Uma Revisão de Escopo

Autores

  • Ariane de Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Remor Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6819

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Tipo 1, Cuidadores, Ajustamento Emocional, Hemoglobina A Glicada, Criança

Resumo

Introdução: Pesquisas sobre os cuidados com o tratamento do diabetes tipo 1 (DM1) em crianças demonstraram que fatores relacionados com o funcionamento psicológico parental estão associados com o controle glicêmico do filho com DM1. 

Objetivo: A presente revisão de escopo objetivou identificar, mapear e discutir as evidências disponíveis acerca das associações existentes entre as variáveis de funcionamento psicológico parental e o controle glicêmico de crianças até dez anos com DM1.

Método: Nas bases de dados PsycINFO e PubMed foram pesquisados artigos empíricos de texto completo publicados entre janeiro de 2004 a março de 2019, e que relacionaram variáveis de funcionamento psicológico parental (pai, mãe e/ou cuidadores) e o controle glicêmico, por meio da hemoglobina glicada (HbA1c) de crianças com DM1.

Resultados: 24 artigos empíricos foram selecionados. Dez (41,6%) estudos observaram relações significativas entre as variáveis parentais e o controle glicêmico das crianças, sendo a autoeficácia parental no diabetes e a numeracia parental os principais preditores da HbA1c das crianças.

Conclusão: Os resultados observados revelaram evidências mistas e ainda inconclusivas. No entanto, ao identificar os efeitos que algumas variáveis parentais exercem no controle glicêmico infantil, intervenções para pais/cuidadores podem ser desenvolvidas e testadas no contexto do DM1 na infância.

Biografia do Autor

Ariane de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Remor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão