Fatores que interferem na escolha de método contraceptivo no planejamento familiar

Autores

  • Mirella Pacheco da Silva Unicnec
  • Lucélia Caroline dos Santos Cardoso Unilasalle, Unicnec.
  • Emily da Silva Eberhardt Unicnec
  • João Vitor Cardozo Rodrigues Unicnec
  • André Luis Bendl Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.7236

Palavras-chave:

Planejamento Familiar, Anticoncepção, Comportamento de Escolha

Resumo

Objetivo: Apresentar as particularidades envolvidas nas escolhas de métodos contraceptivos por casais. 

Materiais e métodos: Revisão integrativa da literatura científica nacional. Utilizou-se os termos “planejamento familiar”, “gênero”, “homem ou masculino” e “mulher ou feminino”, combinados entre si. A busca foi realizada nas bases de dados SCIELO, BDEnf e Lilacs no período de maio a junho de 2019. 

Resultados: Fizeram parte deste estudo 10 artigos publicados entre 2008 e 2018, evidenciando que a falta de conhecimento masculino pode ser vista como um dos motivos para deixarem as escolhas de planejamento familiar e métodos contraceptivos para o grupo feminino, além da falta de orientação e diferença entre os gêneros. Os homens apresentam dificuldade de aceitação dos métodos contraceptivos masculinos e muitas vezes, mesmo sem procurar conhecimento, influenciam na escolha do método contraceptivo. 

Conclusões: O presente estudo permitiu observar e constatar diversos fatores relacionados a contracepção em diferentes visões de acordo com o gênero. Entre ambos os grupos, a mulher é quem possui maior conhecimento sobre a variedade de métodos disponíveis no mercado, todavia, a predominância masculina influencia na escolha do casal.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais