Avaliação da mobilidade funcional e equilíbrio de adolescentes com Síndrome de Down atendidos na Equoterapia e Fisioterapia

Autores

  • Domingos Emanuel Bevilacqua Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Mariane Fernandes Ribeiro Faculdade de Patos de Minas
  • Janaine Brandão Lage Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Edneia Corrêa de Mello Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
  • Vicente de Paula Antunes Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Paula Espindula Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7340

Palavras-chave:

Terapia assistida por cavalos, Limitação da mobilidade, Reabilitação Adolescente, Síndrome de Down

Resumo

Introdução: A hipotonia muscular, característica da Síndrome de Down compromete a mobilidade funcional, o desempenho muscular e consequentemente interfere nas atividades da vida diária.

Objetivos: Avaliar os efeitos da Equoterapia e da Fisioterapia sobre a mobilidade funcional  e equilíbrio de adolescentes com síndrome de Down.

Materiais e Métodos: O estudo incluiu 14 sujeitos com síndrome de Down divididos em dois grupos: nove (seis masculinos e três femininos) no grupo Equoterapia e cinco (três masculinos e dois femininos) no grupo Fisioterapia, idade média 13,2 ±2,2 e 14,2 ±3,1 anos, respectivamente. Foram realizados 30 atendimentos, com duração de 30 minutos cada, uma vez por semana, de acordo com os tipos de intervenções para cada grupo, Equoterapia e Fisioterapia. A mobilidade funcional  e equilíbrio foi avaliada no pré e pós intervenções por meio do teste TimedUpand Go.

Resultados: Analisando o teste TimedUpand Go, foi possível observar diferenças estatisticamente significantes (p=0,006) no grupo Equoterapia, comparando-se o pré e pós intervenção (1º e 30º atendimentos).

Conclusão: A Equoterapia foi capaz de proporcionar melhora na mobilidade funcional e no equilíbrio dinâmico quando comparada à Fisioterapia. No entanto, ambas as intervenções são práticas seguras para a reabilitação de indivíduos com síndrome de Down.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos Originais