Avaliação do Brincar de Crianças na Brinquedoteca Itinerante Hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7472

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento infantil, Saúde da criança, Criança Hospitalizada, Jogos e brinquedos, Terapia ocupacional

Resumo

Objetivo: avaliar o perfil lúdico e o brincar de crianças hospitalizadas, antes e durante a internação.

Materiais e Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em enfermaria pediátrica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), com 13 acompanhantes de crianças, em idade superior a 12 meses, cujo instrumento utilizado foi o Histórico Lúdico de Takata.

Resultados: Identificou-se que houve alterações no perfil e comportamento do brincar das crianças participantes do estudo, principalmente nas experiencias lúdicas durante a internação. Os acompanhantes relataram mudanças quanto à forma, recursos, interações e tempo de engajamento nessa atividade, antes e durante a hospitalização. Além disso, a presença da brinquedoteca itinerante foi considerada o principal momento de experiências lúdicas no período de hospitalização. Entretanto, o funcionamento da mesma era somente duas vezes por semana, desencadeando na carência de oportunidades de brincadeira nos demais dias da semana, o que implica na não estimulação da ocupação brincar, tal importante na infância.

Conclusão: Destaca-se a relevância de se oportunizar o brincar como ocupação basilar ao desenvolvimento e hospitalização infantil, assistir esse público de forma holística e ressalta-se a necessidade de espaços estruturados para essa finalidade nos hospitais.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos Originais