Hesitação Vacinal em Gestantes Atendidas pelo Sistema Único de Saúde no Sul do Brasil: Um Estudo Transversal

Autores

  • Sabrina Kunz Müller Curso de Biomedicina, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil.
  • Ana Lidia Toebe Curso de Biomedicina, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil.
  • Janaína Coser Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral a Saúde, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3631-0847
  • Mariana Migliorini Parisi Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral a Saúde, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2298-7809

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7812

Palavras-chave:

Crianças, Responsabilidade, Prevenção, Imunização

Resumo

Objetivo: Avaliar a hesitação vacinal em gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde de um município do sul do Brasil.

Materiais e Métodos: Estudo observacional analítico transversal realizado com 114 gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que responderam a um questionário dividido em duas partes: (1) dados sócio-demográficos, clínicos, de conhecimento sobre vacinas e de intenção de vacinar ou não os filhos e (2) questões pertinentes ao “Instrumento para estudar a hesitação a vacinação infantil aplicado a pais ou cuidadores, em escala Likert de 5 pontos, desenvolvido pelo SAGE-WG.

Resultados: 33,3% das gestantes demonstraram comportamento hesitante em relação ao ato de vacinar e o odds ratio de ter comportamento hesitante em relação as vacinas foi 2,3 vezes maior nas gestantes que avaliaram seu conhecimento sobre vacinação com nota entre 1 e 5 e 14 vezes maior em gestantes que não se interessam em buscar informações sobre vacinas, sugerindo uma importante relação entre ao conhecimento sobre imunização e a confiança nas vacinas.

Conclusão: Com este estudo, fornecemos subsídios que reforçam a necessidade do desenvolvimento de estratégias em nível de políticas públicas para a educação vacinal afim de aumentar a confiança nas vacinas ainda durante o período pré-natal.  

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos Originais