Segurança de alimentos no contexto escolar: concepções dos manipuladores de alimentos

Autores

  • Thamiris Rodrigues Macedo Programa de Pós-graduação em Educação em Saúde e Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.
  • Isabel Cristina Bento Mestre em Enfermagem na linha Educação e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou (FIOCRUZ/Minas).
  • Luana Caroline dos Santos Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.
  • Maria Flávia Gazzinelli Bethony Professora Titular do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.
  • Simone Cardoso Lisboa Pereira Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7948

Palavras-chave:

Representação, Social, Higiene, Alimentação

Resumo

Objetivo: Analisar as representações sociais de manipuladores de alimentos acerca das boas práticas de higiene no preparo dos alimentos no âmbito escolar.

Método: estudo exploratório quantiqualitativo conduzido em escolas municipais de Belo Horizonte-MG. Utilizou-se o Teste projetivo de evocação livre de palavras aplicado com a expressão indutora “Higiene no preparo da merenda”. Apurou-se as justificativas do termo elencado como o mais importante e realizou-se análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Adotou-se como referenciais a Teoria das Representações Sociais, a abordagem estrutural e os pressupostos sociológicos.

Resultados: Participaram 274 manipuladores de alimentos dos nove distritos sanitários do município. Constatou-se na análise estrutural, a “Higienização” e “Importante” foram os componentes representacionais centrais; observou-se 15 elementos intermediários, “Higiene pessoal” em destaque; e oito periféricos, “Armazenar”, como mais frequente. Identificou-se dois grupos de representações sociais: 1)  procedimentos operacionais de boas práticas de manipulação dos alimentos; 2) importância das boas práticas de manipulação dos alimentos para a promoção da saúde.

Conclusão: Os elementos do núcleo central e periferia apresentaram aspectos positivos em relação à temática estudada. Os elementos identificados na periferia devem ser alvo inicial das ações educativas, possibilitando maior efetivação das boas práticas de manipulação de alimentos no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Thamiris Rodrigues Macedo, Programa de Pós-graduação em Educação em Saúde e Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Programa de Pós-graduação em Educação em Saúde e Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Isabel Cristina Bento, Mestre em Enfermagem na linha Educação e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou (FIOCRUZ/Minas).

Mestre em Enfermagem na linha Educação e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou (FIOCRUZ/Minas).

Luana Caroline dos Santos, Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Maria Flávia Gazzinelli Bethony, Professora Titular do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Simone Cardoso Lisboa Pereira, Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos Originais