Saúde Mental de Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial Durante Pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9516

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde Mental, Burnout, Profissionais da área de saúde.

Resumo

Resumo: Introdução: Durante a pandemia de COVID-19, os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) realizam a gestão do sofrimento psíquico da população, sendo expostos ao risco de contaminação, intensas cargas emocionais e adoecimento mental. Objetivo: Identificar a prevalência de sintomatologia de transtornos mentais comuns e de Síndrome de Burnout (SB) em profissionais da área da saúde atuantes na RAPS em tempos de COVID-19. Metodologia: Pesquisa transversal, quantitativa e de caráter exploratório. Instrumentos utilizados: Questionário sociodemográfico, Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS – 21) e Inventário da Síndrome de Burnout (ISB). A análise dos resultados ocorreu conforme os instrumentos e por meio de estatística descritiva. Resultados: Participaram 47 profissionais, com idade média de 38,8 anos (dp± 9,4), maioria do sexo feminino, com companheiro(a) e filhos. Verificou-se que a maioria era assintomática, porém 22 (46,8%) apresentaram sintomatologia para uma ou mais variáveis investigadas, sendo que a ansiedade apresentou mais profissionais caracterizados como patológicos. Também verificado que oito (17%) possuíam sintomatologia de Burnout, sendo os domínios mais acometidos: distanciamento emocional e exaustão emocional, com classificação de médio a alto risco. Conclusão: Parte expressiva da amostra com sintomatologia em níveis preocupantes de adoecimento necessitando de cuidados em saúde mental.

Biografia do Autor

Meire Luci da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Assistente Doutora (RDIDP)  do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista  UNESP/ Marília.  Tutora da Residência Integrada Multiprofissional  em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

Laura Akemi Otuka, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda em Terapia Ocupacional pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

kelli Cristina Correa, Faculdade de Medicina de Marilia (FAMEMA)

Residente do Programa De Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de medicina de marilia (FAMEMA). 

Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Associado do curso de Terapia Ocupacional  Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista  UNESP/ Marília. 

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais