RESUMO PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A EDUCAÇÃO EM INSTITUIÇÕES NÃO-ESCOLARES

Autores

  • Aline Porciuncula Silva UNILASALLE
  • Raquel Schlemer Konig UNILASALLE
  • Rosa Maria Fernandes Dra na Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v2i1.505

Palavras-chave:

Educação não formal, Prática pedagógica, Pedagogo.

Resumo

O presente artigo trata sobre a atuação do futuro pedagogo em um espaço diferente da escola, o espaço não-formal,  apresentando o relato de duas práticas através das experiências adquiridas no estágio curricular do curso de Pedagogia durante o primeiro semestre do ano de 2012. A primeira prática refere-se a um âmbito de atelier terapêutico que recebe sujeitos no turno inverso da escola, sendo estes indivíduos sindrômicos e que possuem déficit de aprendizagem e, portanto, necessitam de atendimentos diversos como artes, educação física, fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia que venham contribuir para seu bom desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo. A segunda prática dirige-se a uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) inseridos num projeto social de uma instituição de ensino superior. As reflexões teóricas e práticas compartilhadas neste artigo valorizam a atuação pedagógica em instituições não-escolares e reforçam que, independente do espaço onde se atue, é fundamental compreender as necessidades e as expectativas dos sujeitos para que ocorram aprendizagens significativas. O processo contribui para a formação de futuros profissionais engajados numa ampla perspectiva educacional.

 

Biografia do Autor

Aline Porciuncula Silva, UNILASALLE

Graduada em Pedagogia no Centro Universitário La Salle (Unilasalle), cursando Pós-graduação em Administração, Supervisão e Orientação Escolar (Uniasselvi) liaporci@yahoo.com.br

Raquel Schlemer Konig, UNILASALLE

Graduada em Pedagogia no Centro Universitário La Salle (Unilasalle), cursando Pós-graduação em Orientação Educacional (IERGS) schlemer@gmail.com

Rosa Maria Fernandes, Dra na Unilasalle

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora do Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário La Salle (Unilasalle). rosa.fernandes@unilasalle.edu.br

Downloads

Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos