RESUMO PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A EDUCAÇÃO EM INSTITUIÇÕES NÃO-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v2i1.505Palavras-chave:
Educação não formal, Prática pedagógica, Pedagogo.Resumo
O presente artigo trata sobre a atuação do futuro pedagogo em um espaço diferente da escola, o espaço não-formal, apresentando o relato de duas práticas através das experiências adquiridas no estágio curricular do curso de Pedagogia durante o primeiro semestre do ano de 2012. A primeira prática refere-se a um âmbito de atelier terapêutico que recebe sujeitos no turno inverso da escola, sendo estes indivíduos sindrômicos e que possuem déficit de aprendizagem e, portanto, necessitam de atendimentos diversos como artes, educação física, fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia que venham contribuir para seu bom desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo. A segunda prática dirige-se a uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) inseridos num projeto social de uma instituição de ensino superior. As reflexões teóricas e práticas compartilhadas neste artigo valorizam a atuação pedagógica em instituições não-escolares e reforçam que, independente do espaço onde se atue, é fundamental compreender as necessidades e as expectativas dos sujeitos para que ocorram aprendizagens significativas. O processo contribui para a formação de futuros profissionais engajados numa ampla perspectiva educacional.
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