INDICADORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL (IRDI) E A LEI 13.438 SOB O VIÉS DA PSICANÁLISE

Autores

  • José Lucas Marques Duarte Universidade Lasalle http://orcid.org/0000-0003-4367-0736
  • Leslie Tuane Penteado Charqueiro PUCRS
  • Letícia dos Santos Carvalho FTC - Salvador, BA
  • Marcos Rogério dos Santos Souza Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v11i1.11015

Resumo

Este estudo em sua temática versa sobre os Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) como instrumento utilizado na prevenção de riscos psíquicos na perspectiva escolar. Tem por objetivo descrever os benefícios da aplicação dos Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) previstos na Lei 13.438, com vistas à prevenção de riscos para o desenvolvimento psíquico das crianças. Sua justificativa se atrela ao número expressivo de brasileiros que são considerados pessoas com deficiência, e que com a aplicação do IRDI, como prevenção a riscos psíquicos podem haver mudanças a longo prazo nesta estatística. Ainda, este estudo ancora-se nos autores/as Kupfer e Bernardino para o conceito de indicadores de risco infantil (2018), Jerusalinsky e Bernardino no termo maleabilidade psíquica (2005) e Winnicott no que se refere à maternagem suficientemente boa.  A metodologia corresponde a uma pesquisa qualitativa descritiva de revisão de literatura com a busca de periódicos na plataforma científica Google Acadêmico Scholar com o descritor “IRDI e Psicanálise”. Os resultados indicam que, por meio da aplicação do protocolo IRDI e observação dos 31 indicadores de risco com vistas aos 4 eixos, torna-se possível estabelecer um roteiro de intervenções precoces quanto à prevenção. E ainda, sua aplicabilidade na área educacional possibilita que crianças e suas famílias tenham os devidos encaminhamentos para intervenções mais eficientes reduzindo os riscos de desenvolvimento infantil com prejuízos psíquicos.

Biografia do Autor

José Lucas Marques Duarte, Universidade Lasalle

Psicologia; Educação;

Leslie Tuane Penteado Charqueiro, PUCRS

Possui Mestrado em Serviço Social - PUCRS, Residência em Saúde- UFRGS, Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva - UFRGS, Especialização em Direito Público - Faculdade Legale e graduação em Serviço Social.

Letícia dos Santos Carvalho, FTC - Salvador, BA

Especialista em Supervisão escolar, Gestão pública e Neuropsicologia clínica e institucional, 
Gradada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de tecnologia e ciências - FTC/Salvador /BA e Curso Normal pelo Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha.

Marcos Rogério dos Santos Souza, Universidade La Salle

Doutorando em Educação, Mestre em Educação, graduado em Pedagogia e Orientação Educacional, em Psicologia, em História. Especialista em Politicas Públicas e Gestão da Educação, Especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade e membro do Grupo de Pesquisa COMGÊNERO.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Artigos