INDICADORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL (IRDI) E A LEI 13.438 SOB O VIÉS DA PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v11i1.11015Resumo
Este estudo em sua temática versa sobre os Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) como instrumento utilizado na prevenção de riscos psíquicos na perspectiva escolar. Tem por objetivo descrever os benefícios da aplicação dos Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) previstos na Lei 13.438, com vistas à prevenção de riscos para o desenvolvimento psíquico das crianças. Sua justificativa se atrela ao número expressivo de brasileiros que são considerados pessoas com deficiência, e que com a aplicação do IRDI, como prevenção a riscos psíquicos podem haver mudanças a longo prazo nesta estatística. Ainda, este estudo ancora-se nos autores/as Kupfer e Bernardino para o conceito de indicadores de risco infantil (2018), Jerusalinsky e Bernardino no termo maleabilidade psíquica (2005) e Winnicott no que se refere à maternagem suficientemente boa. A metodologia corresponde a uma pesquisa qualitativa descritiva de revisão de literatura com a busca de periódicos na plataforma científica Google Acadêmico Scholar com o descritor “IRDI e Psicanálise”. Os resultados indicam que, por meio da aplicação do protocolo IRDI e observação dos 31 indicadores de risco com vistas aos 4 eixos, torna-se possível estabelecer um roteiro de intervenções precoces quanto à prevenção. E ainda, sua aplicabilidade na área educacional possibilita que crianças e suas famílias tenham os devidos encaminhamentos para intervenções mais eficientes reduzindo os riscos de desenvolvimento infantil com prejuízos psíquicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cippus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.