ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO DOS MARKETPLACES: ESTUDO DE CASO MERCADO LIVRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v12i1.11427

Palavras-chave:

Estratégias de Negócio e Comunicação. Marketplaces. Mercado Livre.

Resumo

No cenário contemporâneo de comércio eletrônico, a crescente interação entre consumidores e plataformas online tem revolucionado a forma como os produtos e serviços são comercializados e consumidos. Sendo assim, este artigo tem como objetivo compreender a forma como os marketplaces combinam suas estratégias de negócio com as estratégias de comunicação e para isso, realizou-se um estudo de caso com a empresa Mercado Livre que é um dos principais players no mercado de comércio eletrônico. Adotou-se o método de pesquisa Exploratória e Descritiva, Bibliográfica, Documental e Estudo de Caso com abordagem Qualitativa. A partir da análise, verificou-se que o Mercado Livre adota uma gestão integrada de suas estratégias de negócio, tecnologia, logística e comunicação. A empresa se destaca não apenas por suas soluções logísticas inovadoras, mas também por sua capacidade de comunicar essas inovações de maneira persuasiva e convincente. Por fim, pode-se considerar que o MercadoLivre não apenas atende às necessidades dos consumidores, mas também as antecipa, moldando ativamente o cenário do e-commerce no Brasil.

Biografia do Autor

Douglas Michel Fülber, Universidade Feevale

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: simonecr@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0700-6731.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

Downloads

Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

Artigos