A presença da cultura popular nos projetos políticos pedagógicos das escolas municipais de Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v12i2.11442Palavras-chave:
Documentos Escolares, Legislação Educacional, Manifestações CulturaisResumo
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que apresenta os planejamentos e objetivos da instituição, que deve ser revisado e reformulado periodicamente, tendo como referencial as legislações educacionais vigentes. Entretanto, nem todas as legislações são devidamente referenciadas ou abordadas com especificadade neste documento. Desse modo, este trabalho teve como objetivo analisar quatro PPP de escolas municipais de ensino fundamental que atendem aos anos iniciais da cidade de Sorocaba-SP, visando compreender a presença da Cultura Popular nestes documentos, tendo em vista que este tema consta em leis e documentos relacionados à Educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, cujos dados foram interpretados a partir da metodologia de análise de conteúdo e de cruzamentos com referenciais bibliográficos relacionados ao tema Cultura Popular e legislação educacional. Nesta pesquisa, entendemos Cultura Popular como resistência à cultura massificada, globalizada e dominadora, como algo que valoriza as lutas sociais e políticas que atravessam os saberes, tradições e manifestações culturais artísticas nascidas ou perpetuadas no Brasil. Após as análises, pudemos perceber que a Cultura Popular não consta ou é pouco inserida nos documentos, o que nos levou a refleir sore como incorporar uma temática tão ampla e variada nos fazeres pedagógicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.