POSSÍVEIS SIGNIFICAÇÕES EM UMA LEITURA DE A APOSTA, DE ANTON TCHEKHOV
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v2i2.1223Palavras-chave:
Literatura, Estética, Recepção, UNATI/UNILASALLEResumo
Acreditando que é viável aplicar o aparato da teoria literária à prática em sala de aula, este artigo propõe uma abordagem de ensino de literatura que se ocupe mais do efeito estético e reflexivo que o texto provoca no aluno, que estimule a curiosidade e a mudança de perspectiva como catalisadores da sua força criativa, que o encoraje a perceber a si próprio como autor dos textos que o definem como cidadão. O suporte teórico que tornou essa abordagem possível de ser concebida e aplicada foi a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, de acordo com a qual o texto literário possui caráter essencialmente interativo, somente ganhando sentido na medida em que os espaços de interação são preenchidos pelo leitor. A título de ilustração, é apresentada uma prática desenvolvida em 2012 com os alunos da UNATI/UNILASALLE1, a partir do conto A aposta, de Anton Tchekhov, tomando como ponto de partida as possibilidades de interação com o texto, e como ponto de chegada o efeito estético provocado pelas escolhas dos alunos no processo de desconstrução e reconstrução de sentidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.