POSSÍVEIS SIGNIFICAÇÕES EM UMA LEITURA DE A APOSTA, DE ANTON TCHEKHOV

Autores

  • Mara Rubia Freitas UNILASALLE
  • Lúcia Regina Lucas da Rosa Centro Universitário La Salle – UNILASALLE, Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v2i2.1223

Palavras-chave:

Literatura, Estética, Recepção, UNATI/UNILASALLE

Resumo

Acreditando que é viável aplicar o aparato da teoria literária à prática em sala de aula, este artigo propõe uma abordagem de ensino de literatura que se ocupe mais do efeito estético e reflexivo que o texto provoca no aluno, que estimule a curiosidade e a mudança de perspectiva como catalisadores da sua força criativa, que o encoraje a perceber a si próprio como autor dos textos que o definem como cidadão. O suporte teórico que tornou essa abordagem possível de ser concebida e aplicada foi a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, de acordo com a qual o texto literário possui caráter essencialmente interativo, somente ganhando sentido na medida em que os espaços de interação são preenchidos pelo leitor. A título de ilustração, é apresentada uma prática desenvolvida em 2012 com os alunos da UNATI/UNILASALLE1, a partir do conto A aposta, de Anton Tchekhov, tomando como ponto de partida as possibilidades de interação com o texto, e como ponto de chegada o efeito estético provocado pelas escolhas dos alunos no processo de desconstrução e reconstrução de sentidos.

Biografia do Autor

Mara Rubia Freitas, UNILASALLE

Graduada em Letras pelo Centro Universitário La Salle - Canoas.

Professora voluntária na UNATI/UNILASALLE.

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Publicado

2013-11-30

Edição

Seção

Artigos