REUSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v3i1.1281Palavras-chave:
Informática na escola. Objeto de aprendizagem. Objeto de Aprendizagem de matemática.Resumo
Os objetos de aprendizagem, disponíveis em repositórios virtuais, podem favorecer a resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio, dependendo das estratégias pedagógicas elaboradas e mediadas pelo professor. Nesse sentido, objetiva-se apresentar os resultados de uma pesquisa sobre os fatores limitadores e facilitadores do reuso de objetos de aprendizagem de matemática. Pretendeu-se, também, identificar a compreensão dos professores, desse nível de educação, acerca dos referidos objetos de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo articulada a uma pesquisa bibliográfica. A referida pesquisa envolveu vinte e oito professores de matemática da educação básica da rede pública em dois municípios do Vale do Aço - MG, utilizando como instrumento um questionário com questões objetivas e dissertativas. Já pesquisa bibliográfica foi realizada nos periódicos do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos artigos da Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED). Os resultados da pesquisa indicam que o desconhecimento dos objetos de aprendizagem se constituem no maior entrave para o uso desses no processo de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica. Conclui-se, assim, que a divulgação de metadados e pesquisas sobre os objetos de aprendizagem contribuem para a cultura de reuso dos objetos de aprendizagem disponíveis em redes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.