REUSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES

Authors

  • Maria Aparecida de Faria Gomes CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Jaqueline Ribeiro Linhares Nascimento
  • Isternândia Ara França

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v3i1.1281

Keywords:

Informática na escola. Objeto de aprendizagem. Objeto de Aprendizagem de matemática.

Abstract

Os objetos de aprendizagem, disponíveis em repositórios virtuais, podem favorecer a resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio, dependendo das estratégias pedagógicas elaboradas e mediadas pelo professor. Nesse sentido, objetiva-se apresentar os resultados de uma pesquisa sobre os fatores limitadores e facilitadores do reuso de objetos de aprendizagem de matemática. Pretendeu-se, também, identificar a compreensão dos professores, desse nível de educação, acerca dos referidos objetos de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo articulada a uma pesquisa bibliográfica. A referida pesquisa envolveu vinte e oito professores de matemática da educação básica da rede pública em dois municípios do Vale do Aço - MG, utilizando como instrumento um questionário com questões objetivas e dissertativas. Já pesquisa bibliográfica foi realizada nos periódicos do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos artigos da Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED). Os resultados da pesquisa indicam que o desconhecimento dos objetos de aprendizagem se constituem no maior entrave para o uso desses no processo de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica. Conclui-se, assim, que a divulgação de metadados e pesquisas sobre os objetos de aprendizagem contribuem para a cultura de reuso dos objetos de aprendizagem disponíveis em redes.

 

Author Biography

Maria Aparecida de Faria Gomes, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Professora dos cursos da área de Educação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Published

2014-05-31

Issue

Section

Artigos