ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DO MEMBRO INFERIOR PARÉTICO ESPÁSTICO DE PACIENTES PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO SUBMETIDOS À ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR

Autores

  • Paloma Modena Guimarães Centro Universitário de Itajubá-FEPI
  • Marta Maria Delfino Centro Universitário de Itajubá-FEPI
  • Luís Henrique Sales Oliveira Centro Universitário de Itajubá-FEPI
  • Fábio Vieira Lacerda Centro Universitário de Itajubá – FEPI.
  • José Jonas de Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v5i1.2396

Palavras-chave:

Fisioterapia, Terapia por Estimulação Elétrica, Neurologia

Resumo

Objetivo: Analisar a atividade eletromiográfica dos músculos dorsiflexores de pacientes hemiparéticos espásticos pós-acidente vascular encefálico, submetidos à EENM. Métodos: Foi realizada a avaliação goniométrica e a captação da atividade eletromiográfica por meio da Eletromiografia (EMG) de superfície, antes e após a aplicação do recurso fisioterapêutico, a EENM (FES – Corrente bifásica simétrica) em uma frequência de pulso de 30Hz, largura de pulso 300µ, TON de 6 segundos e TOFF de 12 segundos, no músculo tibial anterior. Resultados: Observou-se melhora de 37,3% no paciente 1 e 66% no paciente 2 da atividade muscular do músculo tibial anterior. Na goniometria da musculatura plantiflexora o paciente 1 apresentou ganho na amplitude de movimento de 25% e o paciente 2 apresentou 40%, e da musculatura dorsiflexora, 14,2% paciente 1 e 52,3% paciente 2. Conclusão: Pode-se constatar a eficácia do tratamento com eletroestimulação em pacientes com musculatura espástica, na melhora da atividade muscular agonista e amplitude de movimento dos músculos flexores plantares e dorsiflexores.

Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral. Eletromiografia. Terapia por estimulação elétrica.

 

Biografia do Autor

Paloma Modena Guimarães, Centro Universitário de Itajubá-FEPI

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Itajubá - FEPI.

Marta Maria Delfino, Centro Universitário de Itajubá-FEPI

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, Docente do Curso de Fisioterapia - Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

Luís Henrique Sales Oliveira, Centro Universitário de Itajubá-FEPI

Fisioteraputa- UNIP, Especialista em Fisioterapia Cardiopulmonar - UNICAMP, Mestre em Ciências Biológicas-UNIVAP e Doutor em Ciências- UNIFESP. Professor Titular dos Cursos de Fisioterapia e Educação Física do Centro Universitáio de Itajubá-FEPI.

Fábio Vieira Lacerda, Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

Nutricionista. Mestre em Engenharia Biomédica - Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, Docente do Curso de Fisioterapia - Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

José Jonas de Oliveira, Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP

Bacharel em Educação Física, Especialista em Fisiologia Humana –UNESA, Mestre em Ciências do Movimento Humano - Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP. Docente do Curso de Educação Física - Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

Downloads

Publicado

2017-09-04

Edição

Seção

Artigos