ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DO MEMBRO INFERIOR PARÉTICO ESPÁSTICO DE PACIENTES PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO SUBMETIDOS À ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v5i1.2396Keywords:
Fisioterapia, Terapia por Estimulação Elétrica, NeurologiaAbstract
Objetivo: Analisar a atividade eletromiográfica dos músculos dorsiflexores de pacientes hemiparéticos espásticos pós-acidente vascular encefálico, submetidos à EENM. Métodos: Foi realizada a avaliação goniométrica e a captação da atividade eletromiográfica por meio da Eletromiografia (EMG) de superfície, antes e após a aplicação do recurso fisioterapêutico, a EENM (FES – Corrente bifásica simétrica) em uma frequência de pulso de 30Hz, largura de pulso 300µ, TON de 6 segundos e TOFF de 12 segundos, no músculo tibial anterior. Resultados: Observou-se melhora de 37,3% no paciente 1 e 66% no paciente 2 da atividade muscular do músculo tibial anterior. Na goniometria da musculatura plantiflexora o paciente 1 apresentou ganho na amplitude de movimento de 25% e o paciente 2 apresentou 40%, e da musculatura dorsiflexora, 14,2% paciente 1 e 52,3% paciente 2. Conclusão: Pode-se constatar a eficácia do tratamento com eletroestimulação em pacientes com musculatura espástica, na melhora da atividade muscular agonista e amplitude de movimento dos músculos flexores plantares e dorsiflexores.
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral. Eletromiografia. Terapia por estimulação elétrica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.