ENTRE O TORNAR-SE E O RECONSTRUIR-SE: PENSANDO A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA/RJ

Autores

  • NATALIA AGNES DE ARAUJO ALMEIDA UNILSALLE- CANOAS (GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA) DOCENTE DA REDE PÚBLICA DA PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v5i1.3416

Palavras-chave:

Educação infantil do campo, docência, prática pedagógica.

Resumo

A prática pedagógica, como uma construção, deve ser contextualizada, permanente e viva. Entretanto, muitas vezes, ela não assegura o que a LDB/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) garantem como direito da Educação do Campo: uma proposta pedagógica e uma prática educativa que reconheçam os elementos históricos, sociais e culturais como a base para a construção das identidades das crianças do campo. Este artigo retrata questões relativas à docência com crianças da Educação Infantil do Campo de um município do Estado do Rio de Janeiro. Dialogando entre teoria e prática, o artigo foi escrito pensando a ação pedagógica e a consequente prática docente e educativa a partir da ótica da construção da identidade profissional, a que os docentes das infâncias do campo devem se dedicar.

Palavras-chave: Educação infantil do campo; docência; prática pedagógica.

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Publicado

2017-09-04

Edição

Seção

Artigos