ENTRE O TORNAR-SE E O RECONSTRUIR-SE: PENSANDO A (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA/RJ
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v5i1.3416Keywords:
Educação infantil do campo, docência, prática pedagógica.Abstract
A prática pedagógica, como uma construção, deve ser contextualizada, permanente e viva. Entretanto, muitas vezes, ela não assegura o que a LDB/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) garantem como direito da Educação do Campo: uma proposta pedagógica e uma prática educativa que reconheçam os elementos históricos, sociais e culturais como a base para a construção das identidades das crianças do campo. Este artigo retrata questões relativas à docência com crianças da Educação Infantil do Campo de um município do Estado do Rio de Janeiro. Dialogando entre teoria e prática, o artigo foi escrito pensando a ação pedagógica e a consequente prática docente e educativa a partir da ótica da construção da identidade profissional, a que os docentes das infâncias do campo devem se dedicar.
Palavras-chave: Educação infantil do campo; docência; prática pedagógica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.