DINAMÔMETRO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO

Autores

  • Jéssica Roberta Zampoli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luci Braga Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dirlene Aparecida de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniele Guerra da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vivian Machado de Menezes Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v5i2.4019

Palavras-chave:

atividades experimentais, ensino de Física, materiais de baixo custo, dinamômetro, força elástica.

Resumo

Ensinar Física apenas com o livro didático é um desafio cada vez maior para os professores devido à necessidade de relacionar o ensino científico com a realidade do aluno. A maioria dos professores não utiliza experimentos didáticos em suas aulas, que tornam-se mecânicas e cansativas, pois são restritas à resolução de problemas e exercícios. Como alternativa para o ensino de Física, muitos docentes têm buscado introduzir atividades práticas, com o propósito de facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza. Porém, tem-se constatado que a ausência de laboratórios didáticos representa o principal motivo para estas práticas não acontecerem. É sabido que as atividades práticas estimulam o interesse dos alunos, facilitando o aprendizado de Física e de suas aplicações no cotidiano. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de construção de um dinamômetro didático de baixo custo, que aborda diferentes conceitos físicos, tais como força elástica, massa e peso, transformação de unidades, medidas e erros, construção de escalas e uso de papel milimetrado.

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Publicado

2017-12-07

Edição

Seção

Artigos