DINAMÔMETRO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v5i2.4019Keywords:
atividades experimentais, ensino de Física, materiais de baixo custo, dinamômetro, força elástica.Abstract
Ensinar Física apenas com o livro didático é um desafio cada vez maior para os professores devido à necessidade de relacionar o ensino científico com a realidade do aluno. A maioria dos professores não utiliza experimentos didáticos em suas aulas, que tornam-se mecânicas e cansativas, pois são restritas à resolução de problemas e exercícios. Como alternativa para o ensino de Física, muitos docentes têm buscado introduzir atividades práticas, com o propósito de facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza. Porém, tem-se constatado que a ausência de laboratórios didáticos representa o principal motivo para estas práticas não acontecerem. É sabido que as atividades práticas estimulam o interesse dos alunos, facilitando o aprendizado de Física e de suas aplicações no cotidiano. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de construção de um dinamômetro didático de baixo custo, que aborda diferentes conceitos físicos, tais como força elástica, massa e peso, transformação de unidades, medidas e erros, construção de escalas e uso de papel milimetrado.Downloads
Published
2017-12-07
Issue
Section
Artigos
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.