O CAPITAL HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v7i1.5321Palavras-chave:
Capital Humano, Organizações, Psicologia Organizacional.Resumo
Este artigo objetiva fazer uma leitura sobre o capital humano nas organizações, a partir de suas mudanças de mentalidade, buscando uma aproximação entre o tema e a Psicologia. A partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Na primeira parte, apresenta-se uma contextualização sobre o capital humano nas organizações, com o surgimento dessa noção na sociedade da informação e as mudanças no modelo de trabalho e trabalhador, bem como os diferentes conceitos sobre o termo e a importância da educação e formação. Na segunda parte, é discutida a importância do capital humano para as organizações por meio da valorização dos sujeitos e da reciprocidade sujeito-organização e fatores que melhoram as condições de trabalho. Nas considerações finais, reflete-se sobre as ferramentas conceituais e metodológicas que aproximam a Psicologia do capital humano no contexto da contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.