APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE SMED EM UMA LINHA DE MONTAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v8i1.6329Palavras-chave:
Manufatura Enxuta, Setup, SMED.Resumo
Em um ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico, o conhecimento e o tempo se tornaram fatores fundamentais para as empresas, tornando necessária a busca contínua pela eliminação de desperdícios e redução dos custos. O objetivo deste trabalho e promover o SMED através de um método adaptado nas revisões bibliográficas. O SMED baseia-se em técnicas para a redução o tempo de setup(tempo de preparação de máquina),eliminando os desperdícios presente nos processos. A ferramenta estimula o trabalho em equipe e a proporciona de formas criativa as melhorias nos processos. O estudo de caso foi realizado em uma linha de montagem que fábrica som automotivos. A principal constatação é que através da implementação do SMED a linha de montagem obteve uma redução de 83% no tempo de setup. Essa redução de tempo permite que a empresa produza pequenos lotes reduzindo o Lead time e eliminando o estoque excessivos, proporcionando maior qualidades nos produtos e atendendo as expectativas os clientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.