ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM CANOAS-RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v4i1.1066Keywords:
Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Formação de Professores.Abstract
O estudo proposto tem como temática investigativa o ensino de ciências nos anos iniciais, suas contribuições e obstáculos para a alfabetização científica dos alunos, como também abordará a importância dos espaços de formação permanentes como desafio de tornarmos nossa sala de aula um espaço mais próximo da realidade, mais próximo de nossos alunos. Esta pesquisa tentou contribuir junto ao trabalho dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, colaborando na sua prática pedagógica e fazendo com que o professor sinta-se motivado a fazer o ensino de ciências mais atrativo e eficaz, obtendo bons resultados com seus alunos, trazendo novas ideias e caminhos para melhorar a sua prática docente. O ambiente de pesquisa se cria na observação das práticas dos docentes, gerando alguns questionamentos que surgiram durante esta observação. A Abordagem Metodológica é apresentada pela: caracterização do estudo, campo de estudo, participantes da pesquisa, instrumentos da coleta de dados e análise dos dados. O presente estudo constatou que para poder sanar as deficiências da formação inicial e acadêmica dos professores, cabe dar mais oferta em cursos de capacitação voltados ao ensino de ciências nos anos iniciais. Então o professor pode usar os espaços de formação permanente na escola para suprir suas necessidades. Os saberes produzidos no âmbito escolar possibilitam compartilhar e partilhar ideias e é no coletivo que construímos a nossa caminhada e crescemos profissionalmente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.