Álbum de História: Um relato de experiência em uma casa-lar em Novo Hamburgo - RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v12i1.11329

Keywords:

Acolhimento institucional, adoção, Programa Fazendo Minha História

Abstract

O acolhimento institucional é uma medida de proteção provisória e excepcional direcionada a crianças e adolescentes cujos direitos foram ameaçados ou violados. Embora a reintegração da criança junto à sua família de origem ou extensa seja o objetivo primordial, nas situações em que isso não é possível, há a destituição do poder familiar e a criança é encaminhada para adoção. O processo de adoção exige preparação das famílias pretendentes e das crianças acolhidas. Este trabalho objetivou relatar a experiência de uma estagiária no processo de preparação para a adoção de uma criança acolhida em uma casa-lar no município de Novo Hamburgo, entre agosto/2022 e agosto/2023. O estágio foi orientado e supervisionado pela equipe técnica de gerência da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do município, e por uma professora do curso de Psicologia da Faculdade IENH - Novo Hamburgo. As intervenções tiveram como inspiração o programa construído pelo Instituto Fazendo História, que propõe a produção de um álbum contando a história da criança desde o nascimento até o momento atual, o qual ela leva consigo após adoção ou na maioridade, para que possa seguir construindo. Foram planejados um total de sete encontros, cujos temas a serem trabalhados foram assim categorizados: sobre mim, sobre os outros e rotina. Esta experiência possibilitou aprendizados referentes aos processos de adoção, incluindo a busca por pretendentes no Sistema Nacional de Adoção, a abertura do Procedimento Preparatório para a Adoção e os efeitos psicológicos observados nas crianças e adotantes. Também possibilitou uma reflexão sobre o desacordo entre o  tempo da justiça, que envolve a conclusão do processo de destituição, e o tempo subjetivo de cada criança, que engloba a elaboração do luto da perda da família biológica e abertura para um novo processo de filiação, permitindo contribuir na facilitação desse processo.

Author Biography

Bruna Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bruna is a doctoral student at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and researches topics related to Developmental Psychology, Adolescence, Residential Care and Social Vulnerability. She is a member of Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência - NEPA/UFRGS)

Published

2024-07-26

Issue

Section

Artigos