Grupo de Mulheres e suas potencialidades: Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v12i1.11390Keywords:
Grupo de mulheres, Psicologia, Relato de experiênciaAbstract
Através da abordagem qualitativa descritiva, este trabalho visa apresentar a experiência de estágio profissional em psicologia comunitária, com foco na atuação em grupos terapêuticos com mulheres. O estágio ocorreu no Serviço-Escola de Psicologia de uma instituição de Ensino Superior, visando melhorar a qualidade de vida das mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da prática de grupo. Durante o estágio, os encontros quinzenais proporcionaram às participantes um espaço para compartilhar suas histórias, demandas e expectativas. A atuação da psicologia buscou fortalecer a autoestima, criar vínculos afetivos saudáveis e reduzir a sobrecarga nas relações familiares. Foram abordados temas como papéis de gênero, violências vivenciadas, autoestima e empoderamento. As práticas terapêuticas grupais apresentam grande êxito na participação, compartilhamento e troca de informações sobre questões de vida e solidariedade entre as mulheres. Os resultados demonstraram o impacto positivo do grupo terapêutico com as participantes desenvolvendo vínculos significativos e refletindo sobre suas relações e modos de viver. O grupo possibilitou transformações individuais, promovendo uma visão mais ampla e acessível da psicologia, seja para as participantes, seja para as terapeutas. Este estudo ressalta a importância da atuação da(o) psicóloga(o) em grupos terapêuticos, destacando o potencial desses espaços para a elaboração de dores e sofrimentos, fortalecimento da autoestima e construção de vínculos saudáveis. Essa abordagem desafia estereótipos e contribui para uma prática psicológica mais inclusiva.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.