EXPLORANDO AS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DO VINAGRE: IMPACTOS E DESAFIOS NA ANÁLISE SENSORIAL
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v12i2.11827Keywords:
ácido acético, perfis de aroma, percepção de sabor, avaliação da qualidadeAbstract
O vinagre, uma solução aquosa contendo ácido acético e outros compostos, apresenta desafios na análise sensorial devido à sua intensidade de sabor. Sua qualidade é influenciada pela matéria-prima e processos de fermentação. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática e integrativa, da avaliação sensorial e destacar a importância dessa abordagem na caracterização dos vinagres ao longo dos anos. Uma revisão bibliográfica de 27 anos foi conduzida, abrangendo diversas bases de dados. Os estudos empregam metodologias variadas, como Flash Profile, Análise Descritiva, escalas hedônicas de 9 pontos e análises detalhadas de compostos voláteis usando técnicas como cromatografia gasosa-olfatométrica. Os trabalhos envolveram um número limitado de provadores, refletindo a dificuldade em recrutar participantes. Essa característica pode comprometer a formação de um painel sensorial robusto, afetando a qualidade e a precisão das avaliações. A pesquisa destacou a complexidade sensorial dos vinagres, influenciada pela matéria-prima e pelos processos de produção. A análise por gênero revelou diferenças na expressão emocional, destacando a importância de se ter provadores divididos igualmente por gênero. Conclui-se que é fundamental avançar na definição de protocolos que garantam a segurança e a confiabilidade da análise sensorial de vinagres, contribuindo para um melhor entendimento e valorização desse produto complexo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.