ESTUDO COMPARATIVO DO GASTO ENERGÉTICO E DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE MULHERES DURANTE A PRÁTICA DE UMA AULA DE RITMOS E DO JOGO DE VIDEOGAME JUST DANCE®

Authors

  • Jenifer Vargas de Mellos Centro Universitário La Salle
  • Jessica Silveira Norato Centro Universitário La Salle
  • Thaís Aragão da Costa Centro Universitário La Salle
  • Adriana Marques Toigo Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v5i1.2056

Keywords:

frequência cardíaca, gasto energético, aula de ritmos, exergames.

Abstract

O objetivo do presente estudo foi verificar se há diferenças no gasto energético (GE) médio e na frequência cardíaca (FC) média de mulheres durante a prática de uma aula de ritmos conduzida por um professor de Educação Física e durante a prática do exergame (EXG) Just Dance® para Nintendo Wii®. Participaram voluntariamente 17 mulheres fisicamente ativas e praticantes da modalidade de ritmos há, pelo menos, três meses e sem experiência prévia no EXG. Os dados de FC média foram coletados e registrados durante uma única aula de ritmos e uma única sessão de jogo Just Dance®, ambas com duração aproximada de 49 minutos, com intervalo de uma semana entre as duas práticas. O GE médio foi estimado por meio de uma calculadora online, a qual fornece uma estimativa do GE absoluto durante exercício aeróbico, com base nas variáveis sexo, idade, peso, duração da atividade e FC média. Para verificar se houve diferenças entre as duas situações (aula de ritmos e prática do EXG) com relação às variáveis FC média e GE médio foi utilizado o teste “t” de Student para amostras pareadas (p < 0,05), cujo resultado não evidenciou diferenças estatisticamente significativas. Apesar disso, durante a prática da aula de ritmos observou-se tanto GE médio como FC média ligeiramente mais elevados do que durante a mesma quantidade de tempo de prática do EXG Just Dance®.

Author Biographies

Jenifer Vargas de Mellos, Centro Universitário La Salle

Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário La Salle

Jessica Silveira Norato, Centro Universitário La Salle

Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário La Salle

Thaís Aragão da Costa, Centro Universitário La Salle

Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário La Salle

Adriana Marques Toigo, Centro Universitário La Salle

Educadora Física graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994.

Especialista em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994.

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1999.

Doutora em Ensino de Ciências (Biomecânica) pela Universidade de Burgos, Espanha, e Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2011.

Professora do curso de Educação Física do Centro Universitário La Salle desde 2002

Published

2017-07-26

Issue

Section

Artigos