ESTUDO COMPARATIVO DO GASTO ENERGÉTICO E DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE MULHERES DURANTE A PRÁTICA DE UMA AULA DE RITMOS E DO JOGO DE VIDEOGAME JUST DANCE®
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v5i1.2056Keywords:
frequência cardíaca, gasto energético, aula de ritmos, exergames.Abstract
O objetivo do presente estudo foi verificar se há diferenças no gasto energético (GE) médio e na frequência cardíaca (FC) média de mulheres durante a prática de uma aula de ritmos conduzida por um professor de Educação Física e durante a prática do exergame (EXG) Just Dance® para Nintendo Wii®. Participaram voluntariamente 17 mulheres fisicamente ativas e praticantes da modalidade de ritmos há, pelo menos, três meses e sem experiência prévia no EXG. Os dados de FC média foram coletados e registrados durante uma única aula de ritmos e uma única sessão de jogo Just Dance®, ambas com duração aproximada de 49 minutos, com intervalo de uma semana entre as duas práticas. O GE médio foi estimado por meio de uma calculadora online, a qual fornece uma estimativa do GE absoluto durante exercício aeróbico, com base nas variáveis sexo, idade, peso, duração da atividade e FC média. Para verificar se houve diferenças entre as duas situações (aula de ritmos e prática do EXG) com relação às variáveis FC média e GE médio foi utilizado o teste “t” de Student para amostras pareadas (p < 0,05), cujo resultado não evidenciou diferenças estatisticamente significativas. Apesar disso, durante a prática da aula de ritmos observou-se tanto GE médio como FC média ligeiramente mais elevados do que durante a mesma quantidade de tempo de prática do EXG Just Dance®.Downloads
Published
2017-07-26
Issue
Section
Artigos
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.