RECONHECIMENTO DE TONS DTMF UTILIZANDO UMA REDE NEURAL DE KOHONEN
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v1i1.226Keywords:
Kohonen, Reconhecimento de padrões, Redes Neurais artificiais, Tons DTMFAbstract
O objetivo deste artigo é utilizar uma rede neural artificial para reconhecimento de padrões de som. Em específico, tons DTMF (Dual Tone Multi Frequency), (MEDEIROS, 2006), ou melhor, os sinais sonoros do teclado telefônico. O tipo de rede neural utilizada para realizar esta tarefa é a rede neural de Kohonen, ou como também são conhecidos, os mapas auto-organizáveis de Kohonen. (KOHONEN, 1988 – 1990). Neste trabalho pretende-se realizar vários tipos de testes com a rede neural de Kohonen, fazendo modificações na quantidade de neurônios presentes na grade de reconhecimento, número de iterações de treinamento, e principalmente os dados para treinamento e teste da rede. Assim após realizar todos os tipos de teste com a metodologia proposta pode-se analisar os resultados a fim de qualificar e classificar o rendimento deste sistema inteligente em relação à tarefa realizada. Lembrando que como o trabalho é realizado com som, inicialmente é feito um pré-processamento no arquivo de som, que armazena uma série temporal que representa um tom ou uma sequência de tons DTMF. Nesta série temporal aplica-se a transformada de Fourier para obter a resposta em frequência, para somente assim apresentar a rede neural de Kohonen.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.