RELAÇÕES ENTRE ANSIEDADE E APTIDÃO FÍSICA FRENTE AO RENDIMENTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v5i1.2328Keywords:
Atividade Física, Ansiedade, Ensino Médio.Abstract
A ansiedade deve ser analisada como um traço da personalidade do indivíduo em resposta a uma situação de estresse. No âmbito escolar, pode apresentar-se em momentos avaliativos quando, dependendo do nível de ansiedade, poderá repercutir no rendimento acadêmico. Este trabalho visa analisar as relações entre a ansiedade e a aptidão física frente ao rendimento escolar, por meio de análise de parâmetros físicos e psicofisiológicos. Trata-se de um estudo realizado com 51 alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Ceará. Os resultados apontaram um nível de aptidão física ativa nessa amostra, independente do gênero. O estado de ansiedade foi categorizado como calmo, com concentração elevada, muito embora tenham sido descritas sensações como nervosismo moderado, inquietações e dores de cabeça. Os parâmetros fisiológicos não apresentaram relação direta com os níveis de aptidão física e com o rendimento escolar.Downloads
Published
2017-07-26
Issue
Section
Artigos
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.