AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO TRANSPORTE DE USUÁRIOS DA TRENSURB EM HORÁRIOS DE MAIOR FLUXO ATRAVÉS DO QFD: DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v2i2.304Keywords:
Trensurb. Transporte Coletivo. Casa da Qualidade. QFDAbstract
A Trensurb presta um serviço único no segmento de transporte coletivo ferroviário, sendo de vital importância que este seja oferecido com efetividade e qualidade para diferenciar-se do transporte coletivo rodoviário. Este artigo, através de uma pesquisa quantitativa de satisfação, realizada em 2010, objetiva identificar e analisar como os usuários enfrentam o problema da lotação nos horários de maior fluxo e que tipo de soluções eles apontam. Verificando as suas necessidades, definimos quais especificações técnicas têm esta prestação de serviço, desdobrando, detalhando e propondo a aplicação da casa da qualidade. O foco foi dado no desdobramento da função qualidade (QFD) através da elaboração de um plano de ação para diminuir as incertezas da empresa, no que se refere aos anseios do público em relação ao serviço prestado neste horário. Para agregar às respostas destes questionamentos, foi apresentada ao presidente da empresa, o plano de ação, que atesta que as soluções propostas no trabalho vêm de encontro ao que a voz do cliente coloca como fundamental para a resolução do problema. Assim, verifica-se que a Trensurb está no caminho certo para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e oferecer soluções de mobilidade urbana, contribuindo para a inclusão social.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.