ESTUDO COMPARATIVO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS COM RELAÇÃO À RESISTÊNCIA AO FOGO
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v8i1.6386Keywords:
Desempenho, Resistência ao Fogo, Segurança Contra Incêndio.Abstract
Situações de incêndio nas edificações causam efeitos altamente destrutivos, tanto na econômica, quanto na sociedade. Portanto, estão ocorrendo grandes esforços no Brasil para avaliar o comportamento e a resistência de materiais mediante a exposição ao fogo. Deste modo, com o intuito de preconizar a qualidade dos sistemas constituintes das construções, entrou em vigor a norma de desempenho das edificações habitacionais, a ABNT NBR 15575:2013, que fixa requisitos e critérios mínimos que devem ser atendidos pelas unidades autônomas em seu todo, sendo um deles, a segurança contra incêndios nas edificações, ou seja, isto colaborou para que houvesse a necessidade de pesquisas nessa área, por parte de universidades, construtoras, fabricantes, etc. Sendo assim, com o objetivo de contribuir com os estudos já existentes, neste trabalho foram identificados de forma comparativa, o desempenho de blocos de concreto e cerâmicos, quando expostos a altas temperaturas, onde foi constatado que em determinados tipos de sistemas, quando aplicado em conjunto com blocos de diferentes dimensões e fabricados por empresas divergentes, apresentam resultados satisfatórios quando relacionados ao tempo de resistência. No entanto, quando possuem espessuras de revestimentos diferentes, bem como, quando possuem fabricantes variados, a variação do desempenho no que se refere ao tempo resistência ao fogo, foram inferiores ao que é sugerido pela norma.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.