SUBSTITUIÇÃO DE SISTEMA DE AR CONDICIONADO CENTRAL VISANDO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM RESTAURANTE
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v9i1.7904Keywords:
Ar Condicionado, Eficiência, VRFAbstract
Este trabalho faz uma análise real de uma substituição de um sistema de ar condicionado central em um restaurante tradicional da cidade de Porto Alegre, comparando a projeção inicial de economia de energia elétrica com o consumado após a troca do sistema efetivada. Foi realizado um estudo com ferramentas de qualidade para identificar quais equipamentos no empreendimento correspondiam ao consumo elevado de energia elétrica (problemática), um estudo comparativo de eficiência demonstrou que o melhor sistema a ser instalado seria o modelo VRF (Sistema de Fluxo de Refrigerante Variável), reduzindo em 40% o consumo destinado a climatização. Efetivamente essa redução correspondeu a redução de 10% no valor total de consumo de todo o empreendimento, além do melhor funcionamento referente ao ruído e conforto de deslocamento de vento do novo sistema que trouxe maior satisfação dos clientes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.