LEVANTAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM CONDOMINIO DE PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS IN LOCO
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v9i1.8110Keywords:
Patologia, Fissura, Umidade, Causa, ConcretoAbstract
Com a demanda por construções rápidas e racionalizadas, as construtoras optam pelo sistema construtivo industrializado de paredes de concreto moldadas in loco, devido a sua velocidade de execução utilizando fôrmas metálicas. O objetivo desse estudo é o levantamento das patologias num empreendimento executado com este sistema, localizado na cidade de Cachoeirinha no Rio Grande do Sul, identificando e avaliando as causas do surgimento no pós ocupação. O estudo foi dividido em etapas: Revisão bibliográfica, levantamentos de dados através de pesquisa com os condôminos, catalogação das patologias e suas soluções quando possíveis. As informações levantadas foram organizadas em cinco grupos patológicos: umidade, fissuras, irregularidades nas pinturas, no revestimento e na hidráulica e elétrica. Através destas informações foram montados gráficos e quadros de acordo com o ano de recebimento das unidades. O levantamento demonstrou que as unidades entregues em 2018 e 2019 obtiveram as maiores incidências patológicas em todos os grupos. Este levantamento foi realizado com 73 condôminos e através do mesmo verificou se uma variação de aumento e diminuição das patologias no decorrer dos anos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.