POLÍTICAS PÚBLICAS INERENTES À ESCUTA QUALIFICADA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v11i1.10425Palavras-chave:
Atendimento psicológico, Violência contra a mulher, Violência de Gênero.Resumo
Com intuito de compreender a efetividade das políticas públicas inerentes às mulheres em situação de violência, esta pesquisa analisou como a escuta qualificada desta população é realizada nos principais serviços de acolhimento da rede. Para tanto, produziu-se uma revisão sistemática da literatura, norteada pelo protocolo PRISMA, nas bases de dados BVS, Scielo, Lilacs e Pepsic. Aplicados os filtros de seleção e com os dados apreciados por análise temática, resultaram dez artigos, subdivididos em três categorias temáticas: prática profissional acerca da escuta qualificada; relações sociais e políticas públicas, interface com a saúde. Houve dificuldade de busca pela alternância de nomenclatura do termo, variando entre escuta qualificada e escuta significativa. O intervalo temporal utilizado para busca dos artigos percorreu de 2006 até 2022. Os artigos selecionaram possuem predominância de publicação nos últimos quatros anos, origem de escrita do estado de São Paulo e de Goiás. Evidenciou-se que os principais resultados encontrados estão centrados nas temáticas relacionadas a dificuldade de implantação das políticas públicas e sua posterior efetivação, na não articulação em rede dos centros de saúde e, somado a isso, resistências na capacitação de profissionais da área. Por fim, observou-se que os resultados sobre a não formação específica para atuação na escuta qualificada de mulheres em situação de violência potencializa ocorrências de revitimização institucional, pouca sensibilidade e, dificuldade em prestar devido encaminhamento.Downloads
Publicado
2023-08-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Cippus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.