AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kelber Ruhena Abrão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lizania Xavier Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v3i1.1076

Palavras-chave:

Fala. Escrita. Língua materna

Resumo

O presente artigo busca questionar a prática oficial no processo ensino-aprendizagem da língua materna nas escolas brasileiras, processo no qual é relegada ao esquecimento toda a riqueza linguística trazida pelos estudantes de sua vida social pré-ingresso no ambiente escolar. Através desse artigo, procuramos explicitar a importância de ser levado em consideração o aprendizado linguístico do estudante anterior à escola e à formação a partir dos pressupostos da língua dita materna tornada oficialmente apreendida apenas a partir do contexto escolar. A partir disso, podemos evidenciar o valor dos sujeitos inseridos que partilham da troca de saberes ocorre quando ambos consideram a construção do conhecimento desses sujeitos e pensar o ensino como simples transmissão de conhecimentos adquiridos castra o estudante de evoluir nos estudos acerca do mundo da linguagem em que vai se inserido desde o nascimento.

Biografia do Autor

Kelber Ruhena Abrão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS na linha de pesquisa Educação Científica: Processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa. Mestre em Educação Física pela UFPel. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação da educação, Supervisão e Orientação Escolar; Educação Inclusiva e MBA Gestão de Recursos Humanos. Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena; Letras Inglês e respectivas literaturas e Educação Física. Professor Pesquisador do grupo Cultura, Infância e Educação Infantil e da Especialização em Educação Infantil da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Pessoas, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Corporeidade, Informática Educativa, Educação à Distância, Produção Textual e Formação de Professores

Lizania Xavier, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Letras Português pela Universiade Federal do Rio Grande

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Publicado

2014-05-31

Edição

Seção

Artigos