AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v3i1.1076Palavras-chave:
Fala. Escrita. Língua maternaResumo
O presente artigo busca questionar a prática oficial no processo ensino-aprendizagem da língua materna nas escolas brasileiras, processo no qual é relegada ao esquecimento toda a riqueza linguística trazida pelos estudantes de sua vida social pré-ingresso no ambiente escolar. Através desse artigo, procuramos explicitar a importância de ser levado em consideração o aprendizado linguístico do estudante anterior à escola e à formação a partir dos pressupostos da língua dita materna tornada oficialmente apreendida apenas a partir do contexto escolar. A partir disso, podemos evidenciar o valor dos sujeitos inseridos que partilham da troca de saberes ocorre quando ambos consideram a construção do conhecimento desses sujeitos e pensar o ensino como simples transmissão de conhecimentos adquiridos castra o estudante de evoluir nos estudos acerca do mundo da linguagem em que vai se inserido desde o nascimento.
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