COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS MATRICULADAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LEOPOLDO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v11i1.10779Palavras-chave:
Comportamento alimentar, Comportamento infantil, Pandemia COVID-19, Distanciamento socialResumo
Este estudo explorou características do comportamento alimentar de crianças entre 5 e 10 anos, estudantes de escolas municipais de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, durante a pandemia de COVID-19. Foi desenvolvida uma pesquisa online por meio do questionário do comportamento alimentar da criança (CEBQ), para investigar o comportamento de crianças frente aos alimentos, mediante relatos dos responsáveis. Ao compararmos as médias de pontos das duas grandes categorias de classificação, “evitação pela comida” e “atração pela comida”, verificou-se que as crianças apresentaram um comportamento predominante de atração pela comida. O comportamento “prazer pela comida” que pertence a grande categoria “atração pela comida” obteve a maior pontuação média em relação a todos os demais comportamentos. Foi possível demonstrar, portanto, a presença de um comportamento alimentar predominante de atração pela comida na população estudada, o qual pode ter sido influenciado pelo período de confinamento imposto pela pandemia de COVID-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cippus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.