Divulgação científica no Centro de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Autores

  • Giulia Carvalho dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francielly Maziero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lucas Rivelli Ramos
  • Denise Balem Yates Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v12i1.11319

Palavras-chave:

divulgação científica, saúde mental, Avaliação Psicológica

Resumo

A divulgação científica é uma face da produção científica que vem assumindo grande importância com o maior acesso à informação por meio de tecnologias digitais. Na psicologia, a divulgação científica tem se tornado um meio de disseminação do conhecimento, assim como de aprendizado de comunicação através de linguagem simples. No Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS essa estratégia de ensino se mostrou eficaz nos estágios durante o isolamento social pela pandemia da Covid-19. O objetivo deste trabalho é descrever a elaboração de materiais de divulgação científica em avaliação psicológica (AP) feitos por estudantes de psicologia. Foram desenvolvidos depoimentos de divulgação do evento de 20 anos do CAP, um “react” sobre testes de personalidade na internet, e 5 vídeos sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) em  adultos. Os depoimentos foram relatos de ex-estagiários e ex-supervisores sobre o CAP. O react foi uma proposta de divulgação que utilizou um site da internet com quizzes conhecidos pelo público leigo e trouxe a discussão sobre a banalização dos testes e seu uso indevido na internet de maneira divertida e informativa. Os vídeos sobre TEA em adultos ainda não foram postados. Os conteúdos envolveram a consulta à literatura diagnóstica e teórica e a informações sobre o cotidiano das pessoas com TEA, além de estimular o exercício da linguagem acessível ao público geral. Os vídeos de divulgação do evento de 20 anos do CAP receberam 9.184 visualizações e o react recebeu 1.773. Além da função de disseminação do conteúdo, a elaboração de roteiros em vídeo exige pesquisa sobre material científico, construção textual, adequação de linguagem e apresentação do assunto de forma atrativa. Tais habilidades são necessárias no trabalho do psicólogo, como forma de adquirir e disseminar conhecimento e consistem em uma forma de preparação dos estudantes para a atuação profissional responsável nas redes sociais.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

Artigos