Divulgação científica no Centro de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v12i1.11319Palavras-chave:
divulgação científica, saúde mental, Avaliação PsicológicaResumo
A divulgação científica é uma face da produção científica que vem assumindo grande importância com o maior acesso à informação por meio de tecnologias digitais. Na psicologia, a divulgação científica tem se tornado um meio de disseminação do conhecimento, assim como de aprendizado de comunicação através de linguagem simples. No Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS essa estratégia de ensino se mostrou eficaz nos estágios durante o isolamento social pela pandemia da Covid-19. O objetivo deste trabalho é descrever a elaboração de materiais de divulgação científica em avaliação psicológica (AP) feitos por estudantes de psicologia. Foram desenvolvidos depoimentos de divulgação do evento de 20 anos do CAP, um “react” sobre testes de personalidade na internet, e 5 vídeos sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos. Os depoimentos foram relatos de ex-estagiários e ex-supervisores sobre o CAP. O react foi uma proposta de divulgação que utilizou um site da internet com quizzes conhecidos pelo público leigo e trouxe a discussão sobre a banalização dos testes e seu uso indevido na internet de maneira divertida e informativa. Os vídeos sobre TEA em adultos ainda não foram postados. Os conteúdos envolveram a consulta à literatura diagnóstica e teórica e a informações sobre o cotidiano das pessoas com TEA, além de estimular o exercício da linguagem acessível ao público geral. Os vídeos de divulgação do evento de 20 anos do CAP receberam 9.184 visualizações e o react recebeu 1.773. Além da função de disseminação do conteúdo, a elaboração de roteiros em vídeo exige pesquisa sobre material científico, construção textual, adequação de linguagem e apresentação do assunto de forma atrativa. Tais habilidades são necessárias no trabalho do psicólogo, como forma de adquirir e disseminar conhecimento e consistem em uma forma de preparação dos estudantes para a atuação profissional responsável nas redes sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.