Fatores de risco para o porte de armas entre os adolescentes: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v11i2.11407Palavras-chave:
Comportamentos de Risco à Saúde, Armas, AdolescenteResumo
Este estudo visou identificar os fatores de risco relacionados ao porte de armas entre os adolescentes. Foi conduzida uma revisão integrativa da literatura, com busca através do acesso online a National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Dezenove artigos foram selecionados entre os anos de 2011 a 2022, e de acordo com a seleção, verificou-se que a prevalência do porte de armas no sexo masculino foi significativamente maior, assim como na faixa etária acima de 15 anos. A maioria dos estudos encontrou associação entre o porte de armas na adolescência e a exposição prévia a algum tipo de violência. Os fatores de risco foram referentes a violência, desigualdade social, uso de drogas, falta de envolvimento parental, influência social e transtornos mentais nos adolescentes que portam armas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.