AS SETE PERDAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v6i1.4565Palavras-chave:
Cerveja Artesanal, Sete Perdas, Sistema Toyota de Produção.Resumo
O presente artigo tem como objetivo relacionar as etapas do processo de fabricação de cervejas artesanais com a identificação dos pontos críticos deste. Estes serão analisados de acordo com a teoria das Sete Perdas oriunda do Sistema Toyota de Produção. O estudo tem seu foco em eliminar/diminuir os desperdícios do processo, aumentando a produtividade e gerando menos impacto ao meio ambiente. A escrita enfatiza a harmonia das ferramentas da Engenharia de Produção com metodologias de processamento que, esporadicamente, são visualizadas em um correto mapeamento por tratarem-se de atividades artesanais. As práticas laborais foram realizadas no laboratório de uma instituição de ensino superior localizada no município de Canoas - RS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.