EFEITOS DA ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NOS CUSTOS DAS CAMADAS ESTRUTURAIS DO PAVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v8i1.6379Palavras-chave:
Resíduo de Construção Civil, Pavimentação, Solo-resíduo.Resumo
A geração de resíduos sólidos na construção civil bem como sua destinação final são temas a cada dia mais debatidos. Geralmente, os resíduos descartados propiciam o surgimento de vetores de doenças, agridem o meio ambiente e prejudicam o desenvolvimento socioeconômico da região. Com isso, a reciclagem destes resíduos e sua aplicação na construção civil vêm despertando cada vez mais interesse. Uma das aplicações mais difundidas para os resíduos de construção civil é a utilização como agregado para o reforço de solos utilizados como base e sub-base para pavimentos flexíveis. Desta forma, o presente artigo objetiva analisar a influência da utilização dos resíduos de construção civil (RCC)nos custos referentes as camadas estruturais dos pavimentos. Para a análise de custos, foram projetadas quatro estruturas de pavimento segundo o método do departamento nacional de infraestrutura de transportes (DNIT), contemplando a utilização de solo-resíduo em duas delas. A análise de custos mostra a utilização de RCC como uma alternativa extremamente viável sob o ponto de vista econômico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.