ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE) PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DO MÉTODO AUDIOLINGUAL

Autores

  • Rafael Gomes Rosa Universidade LaSalle
  • Maria Alejandra Saraiva Pasca

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v8i2.6640

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Língua Estrangeira, Audiolingualismo.

Resumo

A Síndrome de Down é uma alteração cromossômica causada pela existência de um cromossomo extra nas células do indivíduo (GONZÁLEZ, 2007). Indivíduos com Síndrome de Down apresentam atrasos intelectuais, dificuldades auditivas, problemas referentes à linguagem e à aprendizagem. O seu processo de desenvolvimento da linguagem é particularmente problemático devido a problemas referentes à memória de curto prazo e ao processamento auditivo. No entanto, apesar de tais dificuldades, a criança com Down tem direito a aprender línguas estrangeiras (LE) e capacidade para isso, embora seja necessário planejamento de atividades e atendimento diferenciados em sala de aula em comparação com aqueles utilizados com crianças sem Down. O principal objetivo deste artigo é analisar os benefícios e desafios do método audiolingual para o ensino de LE a aprendizes com Down.  Para tanto, é feito um estudo exploratório sobre o conceito e as características da síndrome de Down, a aquisição de L2 na educação especial através da abordagem audiolingual (BUCKLEY, 2002; GOMES, 2012; GONZÁLEZ, 2007; PUESCHEL, 1993; BROWN, 2007; LARSEN-FREEMAN, 2001; RICHARDS e RODGERS, 1986).

Biografia do Autor

Rafael Gomes Rosa, Universidade LaSalle

Linguística Aplicada

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Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Artigos