ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÃNGUA ESTRANGEIRA (LE) PARA PESSOAS COM SÃNDROME DE DOWN ATRAVÉS DO MÉTODO AUDIOLINGUAL
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v8i2.6640Palavras-chave:
Síndrome de Down, Língua Estrangeira, Audiolingualismo.Resumo
A Síndrome de Down é uma alteração cromossômica causada pela existência de um cromossomo extra nas células do indivíduo (GONZÁLEZ, 2007). Indivíduos com Síndrome de Down apresentam atrasos intelectuais, dificuldades auditivas, problemas referentes à linguagem e à aprendizagem. O seu processo de desenvolvimento da linguagem é particularmente problemático devido a problemas referentes à memória de curto prazo e ao processamento auditivo. No entanto, apesar de tais dificuldades, a criança com Down tem direito a aprender línguas estrangeiras (LE) e capacidade para isso, embora seja necessário planejamento de atividades e atendimento diferenciados em sala de aula em comparação com aqueles utilizados com crianças sem Down. O principal objetivo deste artigo é analisar os benefícios e desafios do método audiolingual para o ensino de LE a aprendizes com Down. Para tanto, é feito um estudo exploratório sobre o conceito e as características da síndrome de Down, a aquisição de L2 na educação especial através da abordagem audiolingual (BUCKLEY, 2002; GOMES, 2012; GONZÁLEZ, 2007; PUESCHEL, 1993; BROWN, 2007; LARSEN-FREEMAN, 2001; RICHARDS e RODGERS, 1986).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.