À propos de cette revue
Edital 01/2024 CDAD LGBTI+
Edital de submissões de Resumos para os Anais do Congresso Desafios e Avanços nos Direitos da População LGBTI+ no Mercosul.
I. Sobre o evento
01.01 A Universidade LaSalle – UniLaSalle, em parceria com o grupo de pesquisa “Direito, Transdisciplinaridade e Transformações Sociais”, coordenado pela professora Dra. Sandra Regina Martini, promovem o Congresso Desafios e Avanços nos Direitos da População LGBTI+ no Mercosul.
01.02 O evento ocorrerá no endereço: Universidade LaSalle – UniLaSalle, Av. Victor Barreto, 2288, Centro - Canoas RS, CEP: 92010-000.
01.03 O evento será presencial e acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2024.
01.04 A coordenação geral do evento é formada por: Sandra Martini, Renata Guadagnin, Letícia Padilha, Stephani Fleck da Rosa, Jonas Rodrigo Gonçalves, Cristiane Feldmann Dutra, e Gustavo Vettorazzi Rodrigues. Além disso, conta também com comissões de apoio formada por pós-graduandos da universidade.
II. Sobre os temas dos Grupos de Trabalho - GTs
02.01. O evento contará com 10 GTs (Grupos de Trabalho), a saber:
GT 01- Legislação e Políticas Públicas LGBTI+ no Mercosul - Este GT pode explorar as leis e políticas públicas relacionadas aos direitos LGBTI+ em diferentes países do Mercosul. Os participantes podem discutir a legislação atual, os desafios enfrentados e as melhores práticas para promover a igualdade.
GT 02 - Cultura, Arte e Educação Inclusiva LGBTI+ - Focado na inclusão de questões LGBTI+ na educação, este GT pode abordar a criação de ambientes escolares mais inclusivos, treinamento de professores e currículos que abordam questões de identidade de gênero e orientação sexual. Também focando na expressão cultural e artística da comunidade LGBTI+, este GT pode explorar como a arte, a literatura e a cultura contribuem para a visibilidade e aceitação da comunidade no Mercosul.
GT 03 - Saúde LGBTI+ no Mercosul – Este GT pode se concentrar na saúde física e mental da população LGBTI+. Tópicos podem incluir acesso a cuidados de saúde, prevenção de doenças, saúde mental, e serviços especializados para a comunidade LGBTI+.
GT 04 - Violência e Discriminação - Este GT pode abordar a violência e discriminação enfrentadas pela população LGBTI+ na região do Mercosul. Os participantes podem discutir estratégias de combate à homofobia, transfobia e outras formas de discriminação.
GT 05 - Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis - Compreendendo que as questões de Direitos Humanos afetam não só a população LGBTI+, mas todos os demais grupos em vulnerabilidade, este GT pode discutir as relações de poder e a excludente lógica de privilégios das categorias hegemônicas e seus impactos nas categorias de não privilégio.
GT 06 - Movimentos Sociais LGBTI+ no Mercosul – Este GT pode analisar o papel dos movimentos sociais na promoção dos direitos LGBTI+ na região do Mercosul. Os participantes podem compartilhar estratégias de advocacy, mobilização e engajamento político.
GT 07 - Famílias LGBTI+, Parentalidade – ABRAFH e questões de imigração - Concentrando-se nas questões enfrentadas pelas famílias LGBTI+ na região do Mercosul, este GT pode discutir a adoção, coparentalidade, direitos parentais e apoio às famílias LGBTI+. Esse GT também visa discutir as questões relacionadas à imigração e à população LGBTI+.
GT 08 - Juventude LGBTI+ - ABGLT - Este GT pode se concentrar nas questões específicas enfrentadas pela juventude LGBTI+ no Mercosul, incluindo educação, saúde, prevenção e apoio.
GT 09 - Interseccionalidades - Racismo, Identidade de Gênero e Diversidade Sexual - Concentrando-se na compreensão das diferentes identidades de gênero e orientações sexuais, este GT pode explorar questões de identidade, visibilidade, questões de lgbtfobia e racismo institucional, acadêmico e recreativo nos espaços acadêmicos brasileiros e outros espaços.
GT 10 - Os desafios da inclusão no mercado de trabalho e questões envolvendo o mundo digital - Este GT pode abordar questões econômicas e oportunidades profissionais para a comunidade LGBTI+. Pode incluir discussões sobre igualdade, paridade de gênero, economia, empreendedorismo e inclusão financeira; Este GT também visa discutir questões que envolvem a produção de tecnologia e gestão de plataformas digitais de modo inclusivo e ético.
III. Sobre os Resumos
03.01. Serão admitidas submissões de Resumos, conforme modelo disponibilizado como anexo deste edital.
03.02. O envio dos resumos deverá ser realizado exclusivamente por e-mail (colocar aqui o e-mail que receberá a submissão dos resumos), devendo constar no título do e-mail o número do GT (grupo de trabalho) escolhido, conforme seção II, deste edital.
03.03. As submissões deverão utilizar o modelo em Word de resumo, também disponível para download no link: colocar o link onde ficará disponível o template para download. Convém ressaltar que este modelo se constitui apenas como uma orientação quanto à estrutura, bem como quanto à formatação, sendo o teor dos resumos, bem como a composição das frases dos resumos de inteira liberdade de seus autores. O modelo, no entanto, apresenta certo didatismo, no intuito de nortear discentes que necessitarem de tais direcionamentos.
03.04. Os autores deverão enviar duas versões (em Word), sendo que, em uma delas, a autoria estará identificada e na outra não deverão constar dados dos autores, pois haverá avaliação às cegas por pares.
03.05. Somente serão avaliados RESUMOS INÉDITOS e que seguirem todas as especificações formais descritas no modelo de resumo em Word (.doc). Consideram-se resumos inéditos aqueles que ainda não foram submetidos nem publicados em periódico. Podem ser publicados resumos inéditos (que ainda não foram submetidos nem publicados em periódico) de artigos não inéditos (já submetidos e/ou publicados em periódico), ou seja, pode-se fazer um resumo inédito de um artigo já publicado.
03.06. Gostaríamos de ressaltar que, para além dos trabalhos com cunho científico e teórico, este Congresso se dá para a discussão ampla da vida, do cotidiano e das lutas desta comunidade. Por isso encorajamos a inscrição de trabalhos que também contenham relatos de casos, percursos de identidade, pesquisa empírica, dentre outros formatos de pesquisa, que possam agregar e contribuir para o debate qualificado dos temas propostos.
03.07. O prazo de submissão de resumos será de 19 de setembro de 2024 a 05 de novembro de 2024.
03.08. Cada autor poderá submeter mais de um trabalho, desde que dirigidos ao tema dos GTs do Congresso e em GTs diferentes.
03.09. Cada trabalho poderá ser escrito por até três autores. Em caso de resumo de artigo já publicado, deverão constar como autores do resumo os mesmos autores do artigo já publicado.
03.10. Os resumos aprovados serão publicados no livro “Anais do Congresso Desafios e Avanços nos Direitos da População LGBTI+ no Mercosul.”, pela editora Coleta Científica (https://portalcoleta.com.br/index.php/editora).
IV. Considerações Finais
04.01. Casos omissos neste edital serão decididos pela comissão organizadora geral do evento.
04.02. O livro publicado contendo os Resumos aprovados contará com registro de ISBN, o que permitirá aos autores a devida menção em seus currículos acadêmicos, como o currículo Lattes (https://lattes.cnpq.br/), por exemplo, como Demais Produções Bibliográficas.
Canoas/RS, 16 de abril de 2024.
Comissão Organizadora Geral
Congresso Desafios e Avanços nos Direitos da População LGBTI+ no Mercosul