Museologia e cultura digital: conexões possíveis

Autores

  • Luciana Conrado Martins UFPI
  • DALTON LOPES MARTINS

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i42.10454

Palavras-chave:

Museus e tecnologia, wikis, educação museal

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a investigação das possibilidades do campo da museologia à luz das práticas contemporâneas da cultura digital e as diversas redes de informação que constituem as plataformas wiki. Entende-se que essas plataformas fazem parte de uma ecologia de informação livre existente na internet e que sua incorporação nas práticas museológicas e educativas museais podem se tornar importantes aliadas na promoção do acesso qualificado dos acervos museais para os públicos. Para isso, foi realizado um estudo exploratório, de caráter qualitativo, onde se propõe um ensaio que busca compreender características da área da museologia e da área da cultura digital, bem como suas relações mediadas e expressas pelos modos de funcionamento dessas redes de informação. As conclusões demonstram um enorme potencial dessas plataformas para a museologia e, em especial, para a educação museal.

Biografia do Autor

Luciana Conrado Martins, UFPI

Historiadora, Especialista em Museologia e doutora em Educação pela USP. Atua nas áreas de educação, museologia e cultura digital. Atualmente é diretora da empresa Percebe, professora do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (UFPI) e coordenadora de articulação de redes do projeto Tainacan (UNB).

DALTON LOPES MARTINS

Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Dossiê