Pandemia e interações online: Casa da Ciência da UFRJ na cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.18316/mouseion.vi43.11091Resumo
Com a pandemia da COVID-19, vários serviços se adaptaram ao formato virtual, inclusive os museus e centros de ciência. A produção de materiais nesses espaços que promovam diálogos com diversos segmentos da sociedade, passa por um processo de reinvenção no ciberespaço. Essa dinâmica faz parte de uma nova modalidade, a Educação Museal On-line, proposta por pesquisadores brasileiros, além de discutida por uma iniciativa que reúne estudiosos de museus da Europa e dos Estados Unidos. Muitos desses espaços encontram, nas mídias sociais digitais, uma possibilidade de continuar dialogando com o público, mesmo fechados para visitação, como a Casa da Ciência da UFRJ. Nesta pesquisa, analisamos as mídias sociais digitais da Casa, com o objetivo de investigar como as atividades educativas e de popularização da ciência continuaram sendo realizadas; discutir potencialidades do trabalho; e analisar a recepção do público. Foram selecionadas 18 postagens realizadas no Facebook e Instagram, entre abril e dezembro de 2020, com maior engajamento, e analisados os comentários recebidos, segundo Bardin (1977). Portanto, a Casa da Ciência deu prosseguimento às atividades educativas e de popularização da ciência pelas redes sociais, mantendo contato com o público e ampliando a visibilidade do museu para além de seu espaço físico.
Palavras-chave: Educação Museal On-line; Hands-Online; Popularização da Ciência; Cibercultura; Mídias sociais digitais.
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