Pandemia e interações online: Casa da Ciência da UFRJ na cibercultura

Autores

  • Renata Zappelli Marzullo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ
  • Ana Carolina de Jesus dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ
  • Jeniffer Cavalcanti Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ
  • Letícia Caroline da Silva da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.vi43.11091

Resumo

Com a pandemia da COVID-19, vários serviços se adaptaram ao formato virtual, inclusive os museus e centros de ciência. A produção de materiais nesses espaços que promovam diálogos com diversos segmentos da sociedade, passa por um processo de reinvenção no ciberespaço. Essa dinâmica faz parte de uma nova modalidade, a Educação Museal On-line, proposta por pesquisadores brasileiros, além de discutida por uma iniciativa que reúne estudiosos de museus da Europa e dos Estados Unidos. Muitos desses espaços encontram, nas mídias sociais digitais, uma possibilidade de continuar dialogando com o público, mesmo fechados para visitação, como a Casa da Ciência da UFRJ. Nesta pesquisa, analisamos as mídias sociais digitais da Casa, com o objetivo de investigar como as atividades educativas e de popularização da ciência continuaram sendo realizadas; discutir potencialidades do trabalho; e analisar a recepção do público. Foram selecionadas 18 postagens realizadas no Facebook e Instagram, entre abril e dezembro de 2020, com maior engajamento, e analisados os comentários recebidos, segundo Bardin (1977). Portanto, a Casa da Ciência deu prosseguimento às atividades educativas e de popularização da ciência pelas redes sociais, mantendo contato com o público e ampliando a visibilidade do museu para além de seu espaço físico.

Palavras-chave: Educação Museal On-line; Hands-Online; Popularização da Ciência; Cibercultura; Mídias sociais digitais.

Biografia do Autor

Renata Zappelli Marzullo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ

Graduação em Comunicação Visual Design pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado na Escola Superior de Desenho Industrial / ESDI – UERJ, na linha de pesquisa Design e Tecnologia, pesquisando os campos Design da Informação e Design de Interação.

Ana Carolina de Jesus dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), cursa mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde na Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz. Pedagoga da Casa da Ciência - Centro cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jeniffer Cavalcanti, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e ex-bolsista do Programa de iniciação artística e cultural na Casa da Ciência da UFRJ. E-mail: jenifferscavalcanti@gmail.com

Letícia Caroline da Silva da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e ex bolsista do Programa de iniciação artística e cultural na Casa da Ciência da UFRJ. E-mail: let-caroline@hotmail.com

Downloads

Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

Dossiê